O Melhor Forum para Animes, Mangás e Utilitarios para seu [PC]...


    Módulo #1! Aula de desenho básico: Orelha~!

    Compartilhe
    avatar
    jiraya
    Admin
    Admin

    Mensagens : 402
    Reputação : 2152
    Créditos : 7
    Idade : 29

    Aula Módulo #1! Aula de desenho básico: Orelha~!

    Mensagem por jiraya em Dom Jan 02, 2011 12:49 am

    Autor=Arkhan Holycross
    Aula de Desenho Básico
    Orelha



    Tradicionalmente, dá-se o nome de orelha (do latim: auricula) ou pavilhão auricular (ou pavilhão auditivo externo ou ainda ouvido) à parte externa cartilaginosa do aparelho auditivo, ligada diretamente ao canal do ouvido externo. No Brasil, orelha é o termo adotado para todo o aparelho auditivo.

    Nos seres humanos, as orelhas possuem arquitetura complexa, mas são relativamente menores que em outros grandes primatas, como o chimpanzé, e raramente possuem capacidade de movimento.

    Muitas culturas utilizam a orelha como chamariz, prendendo adornos de pedra, metal, ou outros materiais à sua cartilagem. Em algumas comunidades, a laceração do lóbulo da orelha é um símbolo de status, e quanto maior o buraco (aberto e ampliado por objetos como discos, ou pesos), mais alta é a posição do indivíduo na sociedade.

    De maneira geral, o lóbulo da orelha, bem como sua curva superior, são apontadas como zonas erógenas.

    Fonte: Wikipédia.


    Definição feita, aqui vamos nós ao desenho de um dos órgãos mais importantes aos humanos, muitas vezes menosprezados por nós mesmos.

    Antes de mais nada, há uma coisa bastante importante no desenho: a pática da coordenação motora, ou seja: treinar movimentos que ajudarão em definitivo no traço final do desenhista. Isso fará com que sua arte tenha melhoras fantásticas, mas não ocorre da noite pro dia. Quer um exemplo?

    Procure um mangá qualquer, baixe a primeira história do mangá e a mais recente (ou a última) e veja a evolução do traço. Ele estará mais elaborado e muitas vezes mais simples em alguns casos. No mangá, a simplificação do desenho pode determinar no tempo que o mangaká terá para entregar o material, já nas HQ's a definição é o mais importante, levando o desenhista a analisar todo o traço e até a criar coisas no desenho que na verdade nem existem.

    Acredito que alguns fizeram alguns desenhos do módulo zero, mas se não o fizeram passem lá e o façam antes de vir para cá, pois eu só responderei aos que acompanham as aulas. Vamos aos exercícios de coordenação:

    Coordenação:

    A coordenação é o treino dos reflexos motores do corpo humano, então para treinar nossa coordenação no desenho pegue uma folha em branco (papel ofício, A4) e um lápis (4B) e uma prancheta e vamos à luta (se não possuir nenhum deste material, faça com o que tem em mãos).

    Começe desenhando várias esferas, de modo que elas fiquem realmente redondas e não ovais, ou seja: faça muitas, mas muitas bolas no papel. Isso vai ajudar a criar as partes circulares dos desenhos como a íris dos olhos.

    Ao terminar, pegue outra folha e faça um retângulo até a metade da folha. Depois faça uma linha no meio do retângulo e vá dividindo cada retângulo até que fique como linhas de caderno. Quando estiver pronto começe a fazer linhas diagonais para a esquerda ( / ) e diagonais para a direita ( \ ). Todo esse trabalho será o treino para retas, desde o retângulo até as diagonais.

    Esse será um exercício diário para todos os alunos. Os resultados vocês mesmo deverão comparar: no final da folha das bolinhas muitas já estarão mais redondas e provavelmente no terceiro ou quarto retângulo suas retas já estarão melhores.

    Agora podemos partir para o desenho da orelha.


    Todos os desenhos foram feitos no Photoshop por questão de conveniência já que não disponho de scanner.

    [list type=decimal]
    [li]Orelha de perfil - Aqui é a visão da orelha quando o indivíduo está de lado.
    [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][/li]
    [li]Orelha frontal - Aqui a visão da orelha quando o indivíduo está de frente.
    [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][/li]
    [li]Começando - Basicamente começamos do mesmo jeito, só que a orelha de frente é mais fina. Aqui começamos com um traço que já definirá o formato da orelha.
    [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][/li]
    [li]Seguido por um segundo traço que define a dobra da cartilagem superior.
    [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][/li]
    [li]Aqui é um pouco mais complicado: este traço define o orifício do ouvido, note que há uma aba na orelha que pode servir para "tampar" o orifício e ele deve ser desenhado.
    [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][/li]
    [li]Aqui fazemos um "u" bem acima do fim do traço anterior...
    [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][/li]
    [li]...e finalizamos com um traço completando a parte interna da orelha.
    [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][/li]
    [li]Desenho completo:
    [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][/li]
    [/list]

    Dica simples: a orelha é um retângulo! Se você traçar um retângulo em pé dá pra treinar bastante a orelha sem exagerar. Procurem imagens de orelha na internet e tentem reproduzir com o máximo de perfeição que conseguir. Quero ver os resultados, hein!

    Próxima aula: exercício para a próxima aula é desenhar uma boca. Todos os erros serão corrigidos e melhoramentos nas aulas serão feitos.

    Até mais ver.

      Data/hora atual: Dom Dez 16, 2018 10:54 am